Esse com certeza é um dos momentos mais emocionantes da cerimônia. Prometer que vai amar e respeitar pelo resto da vida parece ser muito e ao mesmo tempo parece ser pouco. Cada vez mais os casais querem escrever votos personalizados, nesse post quero trazer algumas dicas para você arrasar no seu voto!
Antes do grande "Sim" há uma grande comoção. Quem nunca se emocionou na troca dos votos?
Muitos noivos acham um grande desafio descrever em palavras todo o sentimento que tem pela outra pessoa. Em poucos minutos os noivos descrevem a história do casal e a importância do outro na sua vida. Se faltar inspiração, poderá usar alguma poesia junto com suas palavras ou então um trecho de música que seja importante para o casal.
Os votos podem ser individuais (um para o noivo e um para a noiva) ou sendo compartilhado entre os dois. O melhor momento para se fazer os votos é depois do juramento e antes do "sim". Cabe a todos os tipos de casamento, mas nos casamentos tradicionais, religiosos, normalmente os noivos repetem o voto feito pelo pastor ou padre, por exemplo. Mas claro que isso vai de conversar com quem vai celebrar o casamento.
Esse momento tem um significado realmente especial, desde que os votos sejam feitos com o coração e toda a sinceridade. Se você tiver ajuda de uma assessora, ela poderá lhe ajudar nesses momentos de nervosismo.
Antes de começar, pense na mensagem que quer transmitir, algo mais sério ou um pouco engraçado, até pode cantar, dizer uma poesia ou falar sobre seus sentimentos. Comece tirando um tempo para essa tarefa, nem que demore dias para ficar pronto. Escreva coisas que sente pela outra pessoa, um pouco da história de vocês, e também poderá escrever coisas que façam sentido entre você e a pessoa amada, não importa se não faça sentido para as outras pessoas. Prefira sempre a simplicidade, e faça um voto original que reflita quem você é..
São 4 os estilos de votos de casamento:
- Românticos: são votos simples onde falam do amor que a outra pessoa te inspira. "Amo você e pra sempre vou amar" "É a resposta de todos os meus sonhos".
- Homage: são votos sobre a pessoa que escolheu se casar, falando sobre as coisas que mais admira na sua cara-metade. "Ninguém me faz rir como você faz" "És doce e carinhoso, ilumina meus dias".
- Promessa: são votos que você assume um compromisso com a outra pessoa. São os votos mais parecidos com os que ouvimos nas cerimonias religiosa católica. "Prometo te amar e respeitar".
- Esperança: expressa a felicidade que está por vir, são votos que falam do futuro. "Seremos felizes" "Quero envelhecer feliz contigo".
Mas lembre-se, o texto deve ser curto e simples. Se você sentir que tem muito mais coisas para dizer á pessoa que ama, escreva uma carta e a entregue na manhã do grande dia. É um gesto romântico que poderá até mesmo ser acompanhado por rosas vermelhas para a amada.
NÃO SE ESQUEÇA DE:
Ensaiar na frente do espelho antes, ajuda muito!
Colocar uma música de fundo bem baixinha.
Ser breve nas palavras e usar sua própria linguagem.
Falar, e não ler. Mas pode levar uma colinha, é uma boa ideia.
Se se emocionar demais, pare, beba água, respira e continue.
Não tente dizer o discurso com pressa.
Evite palavras complicadas.
Pegue um papel e uma caneta e solte as palavras !!!! Não fique com medo, apenas se expresse e tente descrever seus sentimentos de forma única e simples.